Como ser mais saudável e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e fiquei pensando no quão pouco a gente pensa em preservar o meio ambiente no nosso dia a dia, e no quanto algumas atitude pequenas podem ter uma grande influência no fim das contas. A relação entre a alimentação o e a preservação do meio ambiente pode parecer desconexa num primeiro momento, mas se pararmos para pensar, essas duas coisas tem uma relação profunda.

Tudo o que consumimos, de uma forma ou de outra, vem da terra, por isso nossas escolhas têm influências diretas nos cuidados com o mundo que nos cerca.

Já escrevi aqui que uma das minhas influências é a Yasmin  Brunet, ela é natureba nível hard (não cheguei lá, e acho que nem vou), mas acho super inspiradoras as coisas que ela fala sobre o planeta e o quanto ele traz de benefícios para nossas vidas se soubermos fazer as escolhas corretas. Ela consome desde shampoos veganos, até comidas exóticas, e paga um alto preço para se manter super saudável e não prejudicar nenhum animal ou vida na terra, aqui vamos ver formas mais amenas e econômicas de também deixar a nossa contribuição. Trouxe aqui algumas mudanças simples de atitude que podem ter um impacto bem grande no meio ambiente:

  1. CONSUMIR PRODUTOS IN NATURA

Uma salada fresquinha e frutas da estação podem ser deliciosas opções se conservamos os alimentos da maneira correta. Preferir produtos prontos e embalados pode parecer mais prático e facilitar o nosso dia a dia, mas sempre, quanto mais orgânico e menos processos passar os produtos, melhor ele vai ser para a nossa saúde. Melancia e bergamota (tangerina) sem sementes, abóbora cortadinha e embalada no isopor, frutas descascadas, maçãs selecionadas, tudo isso pode ser muito bonito, mas o descarte de embalagens desnecessárias, as lavagens desses produtos e outros processos impactam diretamente no meio ambiente. Em tempo: quanto mais industrializado o produto, menos saudável.

  1. EVITAR DESPERDÍCIOS

Quantas vezes servimos um monte de comidas no prato e acaba indo tudo para o lixo? Ou cozinhamos uma panelada de comida, que ninguém quer comer no dia seguinte? Todo esse desperdício tem grande impacto no mundo, desde o desmatamento para o cultivo de uma área, uso de fertilizantes danosos ao meio ambiente e utilização de combustíveis em máquinas agrárias e no transporte, além do alto consumo de água doce para irrigação.

Por isso, é importante, antes de guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, higienizá-los e e secá-los. Depois de consumir, guardar o restante desses alimentos em potes fechados (de preferência de vidro) para evitar a proliferação de bactérias.

  1. FAZER LISTAS

Eu adoro uma lista! Elas facilitam muito o nosso dia a dia, tanto para evitar esquecimentos, perder tempo ou comprar mais do que devia. Sempre antes de ir no supermercado, é legal dar uma passadinha na despensa e na geladeira para ver o que realmente está faltando em casa para evitar estoques desnecessários. Na hora de cozinhar, é bom ter consciência do que temos de mais antigo em casa e dar preferência aos alimentos que estão próximos do vencimento da validade. Dá pra anotar quais são eles em uma lista e colar na geladeira para não esquecer.

  1. APROVEITAMENTO

Aproveitar bem os alimentos até o talo é uma ótima dica para evitar o desperdício. É possível reaproveitar partes não convencionais, como as sobras e cascas das frutas para diversas coisas como chás, bolos e temperos e até para um prato incrível que pode surgir das sobras, basta ter um pouquinho de criatividade. Aquele arroz de ontem, o molho, a carne, tudo pode render um novo prato delicioso. Se uma fruta ou legume apresentar uma aparência feia em algumas partes, basta cortar e usar o que sobrou em vez de jogar tudo fora.

  1. CONSUMIR PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Existem diversas marcas de cremes, maquiagens, alimentos e até roupas que são sustentáveis, como a Natura, por exemplo, que trabalha muito essa questão do reaproveitamento de embalagens, reciclagem, reflorestamento e cuidados com o meio ambiente. É legal buscar marcas que tem esses cuidados para consumir no dia a dia. Buscar opções como pallets usados e outros recursos para reutilizar na decoração da casa também são bem-vindos e podem deixar tudo mais interessante e cheio de estilo.

  1. REDUZIR O CONSUMO E FAZER DOAÇÕES

Consumir menos roupas, móveis e embalagens, reaproveitar o que já temos, reciclar, doar, comprar em brechós ajuda muito para evitar mais lixo e desperdícios no nosso dia a dia. Afinal, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Comprar consciente o que vamos usar e passar adiante o que está parado, além de ajudar a energia a girar, faz um bem incrível pro mundo, pra quem recebe as doações e para nós mesmos.

 

Tendo aplicar todas essas dicas no meio dia a dia, nem sempre é fácil, mas com um pouquinho de consciência, é possível ter uma atitude positiva e salvar o meio ambiente diariamente! 🙂

Boa sorte!

Anúncios

Quem gostou, comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s